Quem ainda não conhece bem o que é Gestão de Facilities, muitas vezes, relaciona esse termo com prestação de serviços de limpeza apenas. Mas este é um conceito bem mais amplo.
Segundo a International Organization for Standardization (ISO), facilities pode ser definida como a função organizacional que integra pessoas, lugares e processos, com o propósito de melhorar a qualidade de vida das pessoas e a produtividade das organizações, que podem contar com equipes alinhadas, produtivas e de alta performance.
Desta forma, a Gestão de Facilities ou Facilities Management (FM) é a área de gerenciamento que presta serviços diversos, a fim de suprir as demandas de uma empresa, garantindo a qualidade e a manutenção da sua infraestrutura. Integram atividades que não fazem parte do core business do negócio, mas que são essenciais para o bom funcionamento dos processos organizacionais.
Assim, a Gestão de Facilities tem como objetivo otimizar e simplificar o dia a dia dos colaboradores, mantendo um ambiente agradável, limpo e seguro. Para que todos tenham uma boa impressão, sintam-se acolhidos e tenham confiança na organização.
Entre os tipos de facilities estão: higienização, portaria, recepção, segurança, manutenção, paisagismo, motorista.
Enfim, a Gestão de Facilities é um segmento que ganha cada vez mais espaço no mundo corporativo. Por integrar as atividades-meio, as responsabilidades são evidentes. E, por isso, os profissionais deste segmento são cada vez mais valorizados e qualificados, o que demonstra a sua importância e relevância numa sociedade em constante mudança.
Está precisando deste serviço ou tem interesse em conhecer mais sobre a Gestão de Facilities? Entre em contato conosco! Temos 21 anos de experiência no setor.