No próximo dia 27 de abril é comemorado o Dia da Empregada Doméstica, uma das funções empregatícias mais antigas da sociedade. No Brasil, essa profissão é bastante comum e requisita, principalmente, por famílias em que os pais necessitem trabalhar fora de casa.
Também conhecidas como as famosas “secretárias do lar”, entre as principais funções de uma empregada doméstica associa-se cuidar da ordem e arrumação de uma residência, além de preparar a alimentação familiar.
No ano de 2015, após a aprovação da Lei Complementar n° 150, que regulamentou a Emenda Constitucional nº 72, conhecida como a PEC das Domésticas, os direitos das pessoas que exercem essa profissão foram ampliados. A partir de então, essa categoria passou a usufruir de diversos benefícios como o salário mínimo, décimo terceiro salário, jornada de trabalho estabelecida, entre outros.
O Dia da Empregada Doméstica surgiu em homenagem à Santa Zita. Uma italiana que morreu aos 76 anos de idade, no dia 27 de abril de 1978, deixando um legado de generosidade, o que lhe rendeu a fama de boa samaritana, sendo declarada pelo Vaticano como padroeira das pessoas que exercem essa profissão.
Por Natanias Oliveira