Dia Mundial da Higiene das Mãos
A Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu o dia 05 de maio como o “Dia Mundial da Higiene das Mãos” com o intuito de alertar a sociedade em geral sobre o risco de doenças causadas por infecções.
As principais ações educativas realizadas durante este dia são focadas em profissionais da saúde, principalmente, orientando sobre a correta higienização das mãos.
De acordo com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o hábito de lavar as mãos após qualquer exposição a bactérias pode reduzir até 65% o número de casos de doenças causadas por sujeiras.
Para os profissionais da saúde, a lavagem das mãos é o ato mais importante no controle de infecções, além dos protocolos médicos exigidos pelo Ministério da Saúde e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
Para que a higienização das mãos seja eficaz, é recomendado o uso de água e sabão e ainda do álcool 70, que tem propriedades microbicidas capazes de eliminar os germes mais frequentes causadores de infecções.
Entre as principais dicas para a prevenção de doenças causadas por infecções está o hábito de lavar as mãos, no mínimo, três vezes ao dia ou sempre que aparentarem estar sujas.
Por Nathan Oliveira
#diamundialdahigienedasmaos